Quando o autor coloca um ponto final no texto, uma nova história começa a ser contada.

É o momento em que a leitura vai além do ponto...

Inajá Martins de Almeida

quarta-feira, 17 de janeiro de 2024

A CRIAÇÃO DE MEUS BLOGS

Nesta tarde quente de verão, em que os termômetros registram mais de trinta graus, adentro minha imaginação e percorro meus blogs, os quais os tenho em número até quem sabe exagerado ... todavia, à medida que os fui criando, imaginei funções específicas, as quais passo a detalhar.

Ademais, percebo também que é quando o autor coloca um ponto final no texto, uma nova história começa a ser contada. É o momento em que a leitura vai além do ponto...


___________________


ENTRE LÃS E LINHAS - 06/05/2008 

 - https://entrelanselinhas.blogspot.com/


A partir do momento em que vi meu texto O ATO DE LER referenciado no ENEM 2006 em que, logo na abertura escrevo


Dê-me uma meada de lã e eu teço um agasalho.

Dê-me uma palavra e eu formulo uma frase.

Dê-me uma frase e eu escrevo um texto.

Dê-me um texto e eu componho um livro.


e, a fim de colocar outros poemas os quais versava sobre lãs e linhas, veio-me à mente o título em questão, primeiro blog a ser idealizado, construído e formatado, a partir do que, fotos, trabalhos em tricô e crochê, foram sendo colocados em suas páginas, as quais, gradativamente são acrescidas de atualidade.

Também, tenho de registrar a importância de Élvio na formatação dos blogs, pois, não fora sua presença, paciência em dedicar horas de tutoria, talvez esse trabalho não obtivesse êxito. Sua presença constante, dava-me inspiração para inclusões de textos, fotos e tantos mais, ao mesmo tempo em que pude deixar em destaque que:    

Tecendo lãs - tecelã nas linhas - separando retalhos, vou formatando minha colcha: legado de uma vida entre lãs e linhas agora registrados na tela.    

________________________

07/05/2008 - a quatro mãos

29/05/2008 - detalhes de leituras

29/05/2008 - Rafaela Maria de Oliveira Maldonado

/07/2008 - bibliotecária



________________________

O ATO DE LER COM PROPÓSITO - 24/09/2009 

https://leituraalemdoponto.blogspot.com/


O próprio título sugere o propósito do ato de ler - qual seria ele?

Cada leitor o tem em mente. Para mim, a questão é frisar tópicos dentro da escrita. Abstrair falas do autor, ao mesmo tempo em que colocar minha própria voz, meu próprio entendimento. 

Entre os textos breves que dissemino também pela galáxia internet, através de sites vários, vou compondo meus propósitos de que sem leitura somos defeituosos perante a sociedade. E, a partir desse momento escrevo: 

Os veículos informacionais estão a nosso favor. Ventos que sopram favoráveis a nós são disponibilizados a todo instante. Este é o caso. É o que se propõe, que seja mais uma ferramenta útil a quem a utilizar. Este é o papel do Bibliotecário - disseminar informação, ser partícipe de transformações, interagir a biblioteca, não apenas através de ferramentas técnicas, mas com atributos educativos. Instigar o leitor, levá-lo a perceber que o ato de ler o torna crítico, atuante numa sociedade carente de valores éticos, morais e participativos. A biblioteca como espaço formador de leitores críticos. Este é o meu objetivo, quando se propõe que a leitura vá além do ponto; que ao se fechar um livro, o mesmo aconteça em sua cabeça - que um novo livro venha ser escrito. Uma leitura que não se contente apenas com sua mecanicidade, mas que vá além do ponto. É o que se almeja.

Realmente, uma leitura que vá além do ponto em que o autor finalizou sua obra.

Uma leitura que inspire propósitos, tanto a quem lê, a quem escreve, a quem transcreve e, principalmente a quem venha a exercitar a crítica dentro da sociedade. 

Assim é que, o intuito inicial foi o de estruturar minhas leituras, com resumos, mas avancei em propósitos.



____________________________


HISTORIADOR I - 12/09/2009

https://nelsonmartinsdealmeida.blogspot.com/


O Blog foi estruturado para compôr o vasto acervo do Historiador e meu pai, Nelson Martins de Almeida, para que os registros ganhem a galáxia internet e saia dos livros, os quais abarcaram mais de 32 publicações, além de inúmeros artigos em jornais e revistas, assim como exposições históricas, referenciadas. Porque, como o próprio historiador escreveu:

 

"A função do Historiador é trazer à vida, a análise dos fatos já passados, dentro de uma pequena ou grande extensão de tempo". 


Incansável em seus registros, o Blog tenta acompanhar fragmentos possíveis, posto que sua ausência se fez sentir desde 2012, quando, em idade avançada nos seus 94 anos, sua caneta silenciou.

Resta-me agora, a continuidade das referências, tanto as físicas, quanto as virtuais.


___________________________     





24/09/2009 - São Carlos em imagens

03/02/2010 - Retalhos de Leituras

18/02/2010 - colheita do tempo

18/04/2010 - colheita do tempo em fotos

__________________


 CIDADES FOTOS E FATOS - 14/09/2010 

https://atecer.blogspot.com


A criação do blog Cidades, fotos e fatos, foi inspirada em nossas lembranças entre viagens, passeios, trabalho, onde colhíamos - Élvio e eu - detalhes dos lugares por que passávamos. Hoje a presença do meu companheiro já não mais é possível. Sua partida em 2018, abriu enorme lacuna em meus registros, os quais os quero retomar gradativamente. 

Portanto, o propósito dos registros há que ter continuidade, ainda que mais a miúde. 


______________________________





16/09/2010 - Inajá entre retalhos de textos


________________


ENCONTROS DE PALAVRAS - 12/10/2010 - 

http://encontrosdepalavras.blogspot.com/


A criação deste blog foi necessária para que as aulas da RASC fossem registradas. Foram anos de dedicação aos jovens entre São Carlos, Araraquara e Limeira, quando Élvio e eu pudemos participar de eventos, reuniões entre professores e tantos outros registros que podem se encontrados aqui.

Assim é que, capturo uma fala, a qual vem corroborar com o propósito da mentoria dentro das salas de aulas:

"Numa época em que desacreditados se encontram os que professam ensinar, poder participar desse processo educacional em que o trabalho significa transformar, entendemos que de uma paixão podemos envolver uma equipe na recriação de uma sociedade que almeja altos voos". 

Foi, portanto, um período entre julho de 2010 à setembro de 2021, em que o aprendizado foi constante, principalmente por parte desta que registrou e continuará registrando algumas impressões, ainda que à distância.

________________________



27/10/2010 - momento de ler

15/10/2017 - Historiador II



Nenhum comentário:

Postar um comentário