Quando o autor coloca um ponto final no texto, uma nova história começa a ser contada.

É o momento em que a leitura vai além do ponto...

Inajá Martins de Almeida

quinta-feira, 1 de janeiro de 2026

REVOLUCIONE SUA QUALIDADE DE VIDA - Augusto Cury

 Revolucione sua qualidade de vida: navegando nas águas da emoção.   Augusto Cury, 80 pág.


Em doze capítulos, dr Augusto Cury nos dá chaves para adentrar o labirinto de nossa mente, alcançar nossos conflitos interiores, navegar através de nossas emoções, trazer à tona nosso registro de memórias, abrir janelas, destruir processos destrutivos gerados ao longo da existência e adentrar ao processo de recriação e reedição da memória.

Nos dias que seguiram ao término deste ano de 2025, minha mente avançou a leitura, capturei falas e exercícios, os quais me servirão de guia para os dias em aberto nesse ano que se inicia - 2026.

(em construção)

____________________________________

https://www.youtube.com/watch?v=RkPgtCzuNco


10 itens para eliminar na velhice 

Selecionei alguma fala: 

Cargas invisíveis - maturidade traz autenticidade

1.    Eliminar necessidade em agradar os outros

2.    Ressentimentos e feridas antigas -  Ruminar ofensas passadas é como castigar a si mesma; é como ter um inquilino que não paga aluguel e se consente que permaneça; maturidade sem perdão é uma prisão permanente.

3.    Comparação constante é uma ilusão – é o ladrão principal da alegria; desconecta a pessoa da própria experiência, assim, não há necessidade para a competição – não se compare, agradeça que você é.

4.    Acumulação material – apego às coisas – maneira de segurar o passado; dificuldade em desfazer – o que eu levaria em minha bagagem se fosse para um espaço menor?  

5.    Mentalidade de vítima – sofrer e viver ao redor disso. Por quanto tempo o acontecimento vai estar presente? Pare de usar os problemas e fazer a vida valer a pena. Mude o roteiro. Pare de usar o papel de vítima e buscar o papel de protagonista da própria vida.

6.    Expectativas irreais sobre a família – Os filhos devem menos do que imaginamos. Não cobre afeto. Amor é medido pela sinceridade. Relações familiares nem sempre são harmoniosas. Agradeça o que chega, solte o que não vem.

7.    Identidade atrelada ao passado – a pessoa que você foi, já não existe mais. O valor não depende do que você foi, do sucesso que teve em áreas diversas, mas sim o que você é no presente. Não ancore sua identidade no passado. Entenda o que você é no presente. A maturidade pode trazer autenticidade. O passado pode não me definir mais.

8.    Medo paralisante – solidão, errar, morrer, sair da zona de conforme, etc. O maior risco é não arriscar nada.

9.    Amargura cínica – cinismo é uma amargura que se alimenta de si mesma.

10. Resistência a não pedir ajuda, sofrer calada – a autossuficiência é uma ilusão. Tira do outro a oportunidade de auxiliar. Quanto mais se agarra ao controle, mais rápido se perde. A maturidade não é decadência é a maneira de exercitar a humildade.

Pratique a decisão de pequenas coisas; comece pelo que mais o afeta. Redirecione sua atenção. Elimine coisas, o que o atrapalhe. Solte algo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário