Quando o autor coloca um ponto final no texto, uma nova história começa a ser contada.

É o momento em que a leitura vai além do ponto...

Inajá Martins de Almeida

quinta-feira, 2 de maio de 2024

O HOMEM A PROCURA DE SI - Rollo May

 "Quanto mais profundamente confrontarmos e sentirmos a riqueza acumulada da tradição histórica, tanto mais conheceremos e seremos nós mesmos... e, quanto mais a pessoa se aprofunda em sua própria experiência, mais originais são as reações e os resultados... Rollo May - "O homem a procura de si" (págs. 172/173) 

___________________

O resgate dos meus apontamentos, podem me levar a encontros; decorridos anos, são eles que continuam a me escrever e escrevo.

Em junho de 2018, o livro em mãos dava-me subsídios para abstrair falas, quando após vários anos na confecção do "Álbum das Bandas de Araras", concluído sua edição em agosto de 2017, pude me ver envolvida com um passado que, embora não fosse diretamente ligado a mim, posto que a obra era de meu pai historiador, percebi que ao resgatá-la pude entender que 

"o homem é ao mesmo tempo herdeiro dos tempos passados e depositário da posteridade..." (idem pág. 214) 

ademais, 

"a memória não é apenas uma impressão do passado; é a guardiã de tudo o que é significativo em nossas mais profundas esperanças e temores... " (idem pág. 214) 

porque

"o homem não vive apenas no presente... e uma das características singulares do homem é poder colocar-se fora do presente e projetar-se no futuro ou então no passado..." (idem pág. 214) 

Aliás, a despeito da data, distante em seis anos, o retorno aos apontamentos me é por demais significativo, pois que muitos eventos foram agregados a partir do lançamento do Álbum - entrevistas, linhas do tempo, convites a participar de rodas de conversas, distribuição de exemplares à escolas, bibliotecas e pessoas ligadas a cultura e educação. Daí se pode perceber, retornando as linhas de Rollo May:

... "O passado tem significado quando o ilumina, e o futuro quando o torna mais rico e mais profundo..." (pág. 220)

Assim é que:

"... um acontecimento passado existe agora porque alguém está pensando nele no momento, ou está sendo por ele influenciado... (idem pág. 220) 

Além do que o livro - O homem à procura de si - sempre em mãos, as linhas grifadas, os apontamentos me são singulares, pois que posso perceber o quanto registrar o passado é importante para o resgate da memória e o Álbum das Bandas, por nós editados - Matilde e eu - pode me representar, muito embora, inicialmente escrito por meu pai, o historiador, agora ele me é parte integrante do seu legado. Uma herança que agora se torna patrimônio a ser preservado por mim, sua depositária.     

E o livro não se esgota. A leitura captura meu sentir pleno. Os apontamentos, os grifos requerem outras escritas pois que:

"Todo bom livro é uma obra de aperfeiçoamento pessoal, ajudando o leitor, que ali vê sua imagem e experiências projetadas, a estudar sob nova luz os seus problemas de integração - Rollo May - prefácio "O homem a procura de si". 


Nenhum comentário:

Postar um comentário